Reforçamos o nosso time para atender os(as) clientes!
Contratamos mais de 2.000 temporários nesse fim de ano. Saiba mais!
Para muito além do sushi de goiabada e da pizza de coxinha, o Brasil sempre dá aquele toque personalizado quando traz alguma coisa de outro pais, não é mesmo? Com o Carnaval, não foi diferente!
Mas você sabe como tudo começou? A festa nasceu na Europa e chegou por aqui em meados do século XVII, mas foi no início do XX que ela ganhou popularidade com a animação dos foliões e a grande quantidade de marchinhas. Assim como o Nosso Assaí, o carnaval é popular em todo o Brasil, e com a nossa dimensão de continente e diversidade de culturas, a celebração ganhou as particularidades de cada região.
De Norte a Sul, estamos presentes em todo o país, espalhados por 288 lojas em centenas de cidades. Então, que tal conhecerm0s algumas curiosidades sobre a história da festa mais popular do Brasil, nos mais diferentes cantos em que o carnaval e o Nosso Assaí se encontram? Confira só:
Vai ter bloquinho!
Dos informais grupos que se reuniam para tocar instrumentos, cantar e dançar nas ruas, os bloquinhos se tornaram manifestações populares que atraem cada vez mais pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Em praticamente todo o país, mesmo nas semanas antes do carnaval, as ruas de cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná já são tomadas por foliões anunciando a chegada da festa mais popular do Brasil.
Você sabia? O “Congresso das Sumidades Carnavalescas”, fundado no Rio de Janeiro em 1855, é considerado o primeiro bloco de carnaval do Brasil e seu objetivo, vejam só, era chamar a atenção da família real para a festa.
É uma dança que vai e que vem, é frevo meu bem!
Patrimônio Imaterial da Humanidade pelo UNESCO, o frevo é obra do povo pernambucano. A primeira vez que a palavra surgiu foi em 1907, e de lá pra cá arrasta multidões com muita energia, brilho e, claro, com a tradicional sombrinha. Durante o carnaval, a dança está presente em todo o estado de Pernambuco, especialmente em Olinda e Recife.
Você sabia? Nascido em 1978 para dar destaque ao frevo de rua, o Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de carnaval do mundo, só na última edição reuniu mais de 2,5 milhões de foliões.
Atrás do trio elétrico eu vou!
Seja do time pipoca ou com as vestes do abadá, os trios elétricos arrastam multidões levando muito axé, samba-reggae e os mais diferentes ritmos. O primeiro deles foi em cima de um velho Ford 1929 restaurado, com a icônica dupla elétrica Dodô e Osmar, lá em 1950. Está espalhado por todo o Brasil, mas o carnaval de trio elétrico é sinônimo de Bahia, e especialmente, claro, Salvador.
Do som do siriri e cururu ao carnaboi
O Siriri e o cururu são manifestações folclóricas do Centro-Oeste, originadas no período colonial, criadas a partir de uma fusão de danças com influências indígenas, africanas, portuguesas e espanholas. Já o Carnaboi vem lá do Norte e transforma o carnaval em um grande desfile inspirado nas tradições do Boi-Bumbá. Uma diversidade que só o Brasil tem, afinal, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vem o Siriri e o Cururu. E lá do Amazonas, principalmente de Manaus, surge o Carnaboi.
O bloco do Carnassaí
Diante de tanta história e cultura, deu para perceber que, independente da região, o Carnaval atrai milhões de turistas, movimentando significativamente a economia do Brasil. E aqui no Assaí, não é diferente: já tem loja que entrou no clima e está preparada para receber os(as) nossos(as) clientes que procuram muita economia e ofertas nesse carnaval!