O Assaí teve aumento de 21% do lucro no segundo trimestre, uma vez que a contribuição de lojas abertas nos últimos meses turbinou as receitas comparáveis, e previu que a conversão acelerada das unidades compradas do Extra devem ajudá-lo a reduzir a alvancagem financeira até o ano que vem.
O grupo de atacarejo controlado pelo francês Casino anunciou nesta quarta-feira que seu lucro de abril a junho somou 319 milhões de reais. As vendas brutas do grupo cresceram 33% ano a ano, para 14,5 bilhões de reais, resultado da combinação de crescimento da base ‘mesmas lojas’ de 14,7%, além do acréscimo de 18,1% das 33 unidades abertas nos últimos 12 meses. As despesas gerais subiram 25,4% no comparativo anual, a 1,2 bilhão de reais.
Já seu resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou em 978 milhões de reais no período, avanço de 29,9% ante um ano antes. Mas a margem Ebitda ajustada foi a 7,4%, de 7,5%.
O rival Atacadão, do grupo Carrefour Brasil, divulgou na véspera Ebitda ajustado de 1,1 bilhão de reais para o segundo trimestre, crescimento de 25,6% na base anual. As vendas mesmas lojas subiram 22,4%, segundo balanço.
No relatório trimestral, o presidente-executivo do Assaí, Belmiro Gomes, atribui o resultado a ‘dinâmica comercial mais competitiva, ajustes de sortimento, controle rigoroso das despesas e rápida maturação das novas lojas’.
O Assaí afirmou que pretende inaugurar ao menos 40 lojas entre agosto e dezembro, elevando o total de inaugurações no ano para 52. O processo deve ser acelerado com as conversões das 70 lojas compradas em 2021 do Extra Hiper. Neste mês, o Assaí abriu as duas primeiras delas.
O grupo previu que o ganho de escala com o incremento de receita das novas lojas deve ajudá-lo a reduzir sua alavancagem financeira medida pela dívida líquida sobre Ebitda, para menos de 2 vezes no final de 2023. No fim do mês passado, esse índice era de 2,72 vezes.
FONTE: Reuters