Com unidades em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH), Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Sete Lagoas (região Central), a rede Assaí Atacadista vai chegar, em breve, também a Belo Horizonte. As lojas substituirão as antigas operações do Extra Hiper, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), cujos direitos de exploração passaram ao Assaí após a negociação da ordem de R$ 5,2 bilhões no ano passado. Uma loja orgânica também será implantada em Betim (RMBH).
Ao todo, 70 pontos de vendas pelo País terão suas bandeiras alteradas. As unidades da capital mineira estão localizadas no Belvedere (região Centro-Sul), no Minas Shopping, bairro União (região Nordeste) e na avenida Francisco Sales, no bairro Santa Efigênia (região Leste). E, embora ainda não tenham data prevista para o início das operações, os pontos já passaram ao atacadista e serão reformados para serem inaugurados entre 2022 e 2023.
Segundo o Assaí, o processo de conversão se dará em dois blocos: o primeiro (com até 40 unidades) em 2022 e o restante em 2023. A expectativa é que cada loja crie até 500 novos empregos, além de outros 350 na etapa de construção civil. A empresa também garante que todos os colaboradores do Extra que manifestarem interesse em trabalhar com a nova gestão serão priorizados nos processos seletivos das novas lojas.
Com o processo, a rede dá continuidade à estratégia de expansão, com a meta de alcançar 300 lojas até o ano que vem. Atualmente, a empresa conta com 216 unidades e já realizou a inauguração de quatro novas lojas orgânicas (com projetos construídos totalmente do zero) somente neste primeiro trimestre.
De acordo com o Diretor Regional do Assaí, Murilo Coelho, além de marcarem a chegada da rede à Capital, as unidades de Belo Horizonte deverão agregar novos serviços para os clientes das regiões, como açougue, empório de frios e adega de vinhos no caso da futura unidade Belvedere.
“Com isso, os mineiros poderão comprar mais gastando menos, seja para abastecer a sua casa ou seu próprio negócio. Além das três unidades em Belo Horizonte, outra unidade orgânica também será inaugurada no Estado ainda neste ano, em Betim, gerando emprego e renda em diferentes regiões do Estado”, revelou.
O presidente da empresa, Belmiro Gomes, complementa que todas as 70 lojas estão localizadas em alguns dos melhores pontos comerciais dentro dos principais centros urbanos do Brasil, e que além de estarem em polos econômicos e cidades referência em todo o País, as unidades estão presentes principalmente em regiões centrais, com grande adensamento populacional e amplamente conhecidos pelo público consumidor. “Este movimento representa um marco fundamental na trajetória de crescimento do Assaí”, resumiu.
Compra
O processo de conversão faz parte do acordo, anunciado em outubro do ano passado, para a aquisição dos 70 pontos comerciais do Extra Hiper. Na época, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou que a venda das unidades tinha como objetivo expandir as lojas que trazem mais rentabilidade e performance para o Grupo, e garantir, ainda, a liderança no e-commerce alimentar. Já o Assaí disse que o negócio significava novo fôlego em busca da “liderança absoluta” no setor de Cash & Carry no País.
Conforme publicado, além dos 70 pontos que serão convertidos em Assaí, outros 32 Extra ficarão sob o comando do Grupo Pão de Açúcar. No entanto, vale ressaltar, o GPA já anunciou que 4 unidades serão desinvestidas e 28 lojas serão incorporadas nas bandeiras de maior rentabilidade, como é o caso do Pão de Açúcar e o Mercado Extra, o que significará a descontinuação do Hipermercado Extra no País. Nos últimos cinco anos, outras 25 lojas do Extra Hiper já haviam sido convertidas em Assaí.
A rede
O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 216 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal) e gera mais de 60 mil empregos.
No ano passado passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (Nyse). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do País em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do Brasil.
FONTE: Diário do Comércio (MG)