Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Assaí inicia conversão dos pontos do Extra que serão reinaugurados até 2023

04 abr 2022

O Assaí Atacadista anuncia o início do processo de conversão de 27 pontos comerciais do Extra Hiper no Estado de São Paulo, cujos direitos de exploração passaram à Companhia após a conclusão das negociações pendentes. O Assaí executará a reforma das unidades para se transformarem em novas lojas do formato de atacarejo, em linha com a atual geração de unidades da Companhia. No Estado de São Paulo, as lojas estão distribuídas em 15 cidades (confira a relação completa de lojas abaixo).

Serão até 70 lojas Extra Hiper (entenda o processo de compra abaixo) e o processo de conversão se dará em dois blocos: o primeiro (com até 40 unidades) em 2022 e as demais em 2023. A divisão acontecerá nos próximos meses e, tão logo, for definida, a Companhia comunicará as datas de inaugurações ao público. Com isso, o Assaí dá continuidade à sua sólida estratégia de expansão, com a meta de alcançar 300 lojas em 2023. Atualmente, a empresa conta com 216 unidades e já realizou a inauguração de quatro novas lojas orgânicas (quando o projeto é construído totalmente do zero) somente neste primeiro trimestre.

NOVOS EMPREGOS

O acordo também trará benefícios para as economias de cada região com a geração de empregos e renda. Isso porque uma loja Assaí demanda 50% mais postos do que uma unidade do Extra Hiper. Além disso, milhares de trabalhos também serão gerados com as contratações em construção civil para o processo de reforma das 70 lojas – em cada uma são necessários, em média, 350 profissionais. Cada loja gera, entre diretos e indiretos, cerca de 500 novas vagas de trabalho.

E para que o processo de transição inclua os(as) antigos(as) colaboradores(as) do Extra Hiper, todos(as) aqueles que manifestaram interesse em trabalhar no Assaí terão prioridade nos processos seletivos das futuras lojas assim que iniciados. A seleção ainda não foi iniciada e será comunicada, cidade a cidade, tão logo isso ocorra.

ENTENDA O PROCESSO DE COMPRA

O processo de conversão faz parte do acordo, anunciado em outubro, para a aquisição de até 70 pontos comerciais do Extra Hiper. “Estamos falando de alguns dos melhores pontos comerciais dentro dos principais centros urbanos do Brasil, e que seriam irreplicáveis nos dias de hoje em razão da densidade imobiliária nessas regiões”, explica Belmiro Gomes, Presidente do Assaí. Além de estarem em polos econômicos e cidades referência em todo o Brasil, os pontos estão presentes principalmente em regiões centrais, com grande adensamento populacional e amplamente conhecidos pelo público consumidor.

“Este movimento representa um marco fundamental na trajetória de crescimento do Assaí. E a partir deste ano, vão nos permitir alcançar cada vez mais pessoas para entregarmos o nosso modelo de negócios com preços baixos e uma experiência superior em atacarejo. Também geraremos novos empregos, o que beneficiará positivamente milhares de famílias brasileiras”, complementa o executivo.

Nos últimos cinco anos, outras 25 lojas do Extra Hiper já haviam sido convertidas em Assaí. O histórico mostra que uma unidade convertida, além de apresentar maturação acelerada, proporciona faturamento três vezes superior ao obtido no formato hipermercado.

Sobre o assunto, foi divulgado um Comunicado ao Mercado no final da tarde desta segunda-feira –

Companhia Brasileira de Distribuição (“GPA”) e Sendas Distribuidora S.A. (“Assaí”), nos termos do artigo 157 da Lei nº 6.404/1976 e da Resolução da CVM nº 44/2021, comunicam aos seus acionistas e ao mercado em geral que foi concluída a cessão dos direitos de exploração de mais 40 pontos comerciais ao Assaí, somando ao 20 realizados no Q4 2021, terminamos o Q1 22 com 60 pontos cedidos, 86% do total, em linha aos fatos relevantes já divulgados em 14 de outubro e 16 de dezembro de 2021 relativos à transação envolvendo a conversão de lojas da bandeira “Extra Hiper” operadas pelo GPA em cash & carry, sob a bandeira “Assaí”.

A previsão para conclusão dos outros 10 pontos remanescentes é até o final de maio 2022, data que pode ser postergada dependendo de trâmites administrativos.

A finalização desta importante etapa ratifica a estratégia de crescimento bem-sucedida do Assaí bem como a capacidade de execução da expansão, com a consolidação da presença da Companhia em 16 capitais (como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife), em alguns dos melhores pontos em cada localidade e altamente reconhecidos pela população. A relação inclui também lojas em cidades referência e grandes polos econômicos do estado de São Paulo (como Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Santos); e oficializa ainda o início da operação da empresa em Belo Horizonte. A relação completa dos 60 pontos comerciais pode ser consultada no material anexo. Assaí estima que cerca de 40 conversões serão entregues no 2º semestre de 2022 e as demais até o final do primeiro trimestre de 2023.

A conclusão desta etapa atesta o trabalho de desmobilização extremamente bem-sucedido e em tempo recorde realizado pelo GPA e permite que o Novo GPA possa focar em suas operações mais rentáveis.

GPA e Assaí manterão o mercado e seus acionistas informados sobre quaisquer fatos relevantes relacionados a esse assunto.

 

FONTE: SuperHiper